22/04/2020

SRS Pela primeira vez no Brasil

CURRENT CONCEPTS IN SPINE DEFORMITY em Florianópolis / SC.

Nos dias 13 e 14 de março aconteceu o primeiro CCSD (Current Concepts in Spine Deformity) da Scoliosis Research Society (SRS) no Brasil, em Florianópolis/SC, sob a coordenação dos Ortopedistas Pediátricos e Cirurgiões de Coluna, André Luís Fernandes Andújar, que é médico da Clínica da Coluna, e Luis Eduardo Munhoz da Rocha, do Hospital Pequeno Príncipe de Curitiba. Ambos são membros titulares da SRS.

Apesar de todas as adversidades daquele momento, já que estávamos no início da crise do corona vírus, estiveram presentes mais de 170 participantes do Brasil, Uruguai, Argentina e Chile. Tivemos a presença dos convidados internacionais Ratko Yurak (Chile) e Fábio Ferri-de-Barros (Canadá), porém os outros palestrantes internacionais (Paul Sponseller, Mark Weidenbaum, Stephen Lewis e Lawrence Haber) não puderam comparecer devido as restrições de viagem que estavam se iniciando pela crise. Entretanto, permaneceram disponíveis todo o curso apresentando suas aulas através de webconference, bem como de todas as discussões interativas. Somados à qualidade dos faculties brasileiros, foi possível realizar um curso de altíssimo nível nas áreas de escoliose de início precoce, escoliose idiopática do adolescente, questionários de avaliação de qualidade de vida e deformidade no adulto.

Também participaram como faculties os cirurgiões Henrique Dagostin de Arjona, também médico da Clínica da Coluna, e Rodrigo Grandini, atual estagiário de Cirurgia da Coluna nos Hospitais HGCR/HIJG. Os médicos da Clínica da Coluna, Márcio Papaléo de Souza e Diogo. H. F. Barbosa também estiveram presentes.

O CCSD é um curso organizado pela SRS ao redor do mundo, cujo objetivo é capacitar os ortopedistas pediátricos e cirurgiões de coluna de todo o mundo para levar o melhor tratamento aos pacientes com deformidades na coluna vertebral. O CCSD anterior havia sido realizado em Tóquio (Japão), em dezembro de 2019, e o próximo será realizado em Varsóvia (Polônia), em dezembro deste ano.

 

 

 

 

 

 

Compartilhe esta publicação