23/05/2022

18º Congresso Brasileiro da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Coluna, na cidade de Fortaleza

De 11 a 14 de maio os médicos da Clínica da Coluna, André Andújar, Diogo  Barbosa, Márcio Papaléo, Roberto Daher e Zaffer Maito estiveram presentes no 18o Congresso Brasileiro da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Coluna, na cidade de Fortaleza.

No dia 11 aconteceu o curso pré-congresso da Scoliosis Research Society (SRS), coorganizado pelo Dr. André Andújar, que também proferiu a conferência “Conservative Treatment of EOS: Indications and Limits” e moderou a sessão sobre Escoliose Idiopática do Adolescente.

Durante o Congresso, o Drs. Zaffer Maito apresentou a mini-conferência “Abordagem Anterior no Trauma da Coluna Cervical”, o Dr. Diogo H. F. Barbosa participou de uma Mesa Redonda Moderna sobre Metástases Vertebrais”, e o Dr. André L. F. Andújar moderou uma Mesa Redonda sobre “Dorso Curvo”, apresentou as conferências “Classificação da Espondilolistese”, “História Natural da Escoliose Idiopática Não Tratada na Vida Adulta” e “Upper x Lower Thoracic UIV in Adult Spine Deformities” (em substituição ao Dr. Stephen Lewis), além de apresentar um caso de “Cifose Juncional Distal após correção de Escoliose Idiopática do Adolescente” na sessão de casos de complicações no sábado de manhã.

O Dr. André Andújar ainda presidiu a Comissão Eleitoral que coordenou as eleições da nova diretoria da Sociedade Brasileira de Coluna e do conselho fiscal para o biênio 2023/24.

Foi um excelente congresso, de alto nível científico e que marcou o retorno dos eventos presenciais na área da cirurgia da coluna no Brasil, no qual os médicos da Clínica da Coluna tiveram papel de destaque na programação científica.

Compartilhe esta publicação