Corpo Clínico

A Clínica da Coluna é formada por médicos ortopedistas, membros titulares da SBOT (Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia) e SBC (Sociedade Brasileira da Coluna) mas também presta atendimento em outras especialidades médicas, em áreas afins. São eles:

  • CLÍNICA MÉDICA: Dr. Gustavo Moreira
  • MEDICINA OSTEOMETABÓLICA: Dr. Juliano Teixeira de Sá
  • MEDICNA DA DOR: Dr. Alberto de Pontes Jardim Junior

Estrutura física:

A Clínica da Coluna possui ampla recepção com espaço para acomodar até 17 pessoas sentadas, além de banheiro para pacientes. Há banheiro para cadeirantes e deficientes físicos no corredor, logo na frente da Clínica. São quatro consultórios amplos para atendimento que permitem um atendimento confortável e de qualidade aos nossos pacientes. Internet via Wifi é disponível para todos os pacientes, sem custo.

Colaboradoras:

A Clínica da Coluna possui três colaboradoras:

  • Alessandra Pereira Castro
  • Elise Aurora dos Santos
  • Nara Regina Lisboa Rodrigues Pacheco

Nara e Alessandra estão na Clínica da Coluna desde a sua inauguração, em 2006. Já Elise, juntou-se ao grupo no ano de 2015, com a transferência da Clínica da Coluna para o endereço atual.

 

Histórico:

06 recepção front desk com secretárias 2

Tudo começou quando André e Waldemar se conheceram na faculdade de medicina da UFSC, em 1984. Eles cursaram medicina juntos, formando-se em 1989 e cada um seguiu seu caminho. André fez residência de Ortopedia e Traumatologia na Clínica de Fraturas XV e Hospital Pequeno Príncipe em Curitiba-PR e Waldemar no Hospital Miguel Couto no Rio de Janeiro-RJ. Depois da residência concluída, André seguiu sua formação fazendo estágio em Ortopedia Pediátrica no Hospital Pequeno Príncipe em 1994 e posteriormente em Cirurgia da Coluna na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo em 1995, enquanto que Waldemar fez estágio de Cirurgia da Coluna no Rio de Janeiro em 1994 e depois em Paris em 1996. Ambos retornaram para trabalhar em Florianópolis no ano de 1995, André no Hospital Infantil Joana de Gusmão e Waldemar no Hospital Governador Celso Ramos. Como já eram amigos da época da faculdade e haviam escolhido a mesma especialidade, foi natural que, ao início da carreira profissional, começassem a trabalhar juntos. E assim iniciou o embrião da Clínica da Coluna. Todas as cirurgias eram feitas em conjunto pelos dois parceiros.

No ano de 1997, Márcio Papaléo de Souza, que também cursou medicina na UFSC, fez residência em Ortopedia e Traumatologia no Hospital Anchieta em São Paulo e especializou-se em Cirurgia da Coluna em 1996 no Hospital de Clínicas da USP, em São Paulo, juntou-se ao dois primeiros ao iniciar seus trabalhos no Hospital Governador Celso Ramos. Os três operavam nos Hospitais Públicos Infantil Joana de Gusmão e Governador Celso Ramos, e suas cirurgias de pacientes privados eram realizadas no Imperial Hospital de Caridade.  Faziam consultório em várias clínicas de ortopedia da cidade de Florianópolis, mas sempre operando juntos e trabalhandocomo equipe.

No ano 2000, André fez estágio em Ortopedia Pediátrica e Deformidades da Coluna Vertebral de seis meses nos Estados Unidos, passando três meses no Miami Children’s Hospital, com Dr. Harry Shufflebarger e outros três meses em Atlanta, com Dr. Raymond Morrissy.

O desejo de criar uma clínica específica de cirurgia da coluna foi crescendo, assim como o desejo de oferecer um serviço de qualidade em um ambiente agradável e moderno.

No ano de 2005, Diogo Rath Fingerl Barbosa, que havia feito residência de Ortopedia e Traumatologia no Hospital Governador Celso Ramos, em Florianópolis, fez especialização em Cirurgia da Coluna no Hospital de Clínicas da USP em São Paulo e retornou para trabalhar no Hospital Governador Celso Ramos.

A inauguração da Clínica da Coluna

No ano de 2005 surgiu a oportunidade de alugar uma sala no complexo do Baía Sul Medical Center, onde Waldemar, André, Márcio, Diogo e mais um colega, o ortopedista e cirurgião de coluna Gustavo Carriço de Oliveira, criaram a Clínica da Coluna de Florianópolis, que iniciou suas atividades em 21 de junho de 2006.

No ano de 2010, Gustavo deixou a sociedade. Na mesma época, Zaffer Maito, que havia feito residência de Ortopedia e Traumatologia no Hospital Governador Celso Ramos e especialização em Cirurgia da Coluna no Hospital de Clínicas da USP de São Paulo e depois estágio de seis meses na Alemanha, juntou-se ao grupo de sócios da Clínica da Coluna.

Com o tempo, houve o crescimento da demanda de pacientes que procuravam a Clínica, fazendo com que a sua estrutura física ficasse aquém das nossas necessidades. Decidiu-se então pela aquisição do imóvel onde atualmente está localizada a Clínica da Coluna, iniciando aqui suas atividades em 15 de fevereiro de 2016.

No ano de 2020, mais um cirurgião de coluna se juntou ao grupo: Henrique Dagostin de Arjona, natural de Criciúma, que havia feito residência de Ortopedia na cidade de  Lages  entre 2013 a 2015, e depois estágio no Serviço de Cirurgia da Coluna do Hospital Matta Machado de Belo Horizonte, entre os anos de 2016 e 2017. Henrique integra o Grupo de Coluna do Serviço de Ortopedia Pediátrica do Hospital Infantil Joana de Gusmão desde 2019.