01/06/2021

HOME OFFICE: COMO MANTER A SAÚDE DA COLUNA EM DIA

Pesquisa do IBGE aponta que mais de 20% da população sofre com problemas crônicos na coluna; Saiba como evitar

Com o avanço da pandemia, muitos trabalhadores que iam ao escritório todos os dias precisaram adotar o sistema home office, ou seja, passaram a trabalhar de casa. Para manter-se seguro do coronavírus é essencial a opção de poder trabalhar em casa, por isso, criar um espaço que mantenha sua coluna saudável é importante.  A coluna vertebral, como explica o médico da Clínica da Coluna  e  chefe da cirurgia da coluna no Hospital Governador Celso Ramos, em Florianópolis, ortopedista e cirurgião da coluna, cooperado e vice-presidente da Unimed Grande Florianópolis, Waldemar de Souza Junior, possui duas principais funções.

— Servir de apoio para as outras partes do esqueleto permitindo a nossa posição ereta e outra grande função é proteger a medula. As vértebras têm um canal ósseo por onde passam a medula espinhal, que fica assim muito bem protegida — aponta. Waldemar de Souza Junior ressalta que um dos males da pandemia foi a restriçãoimposta peloisolamento. Com a necessidade de ficar em casa, as pessoas precisaram reduzir a regularidade do exercício físico, seja devido ao pouco espaço para a prática, ou a frequência.

— Isso traz uma grande perda de massa muscular magra, fundamental para a estabilidade das articulações e do nosso esqueleto. Essa perda de massa muscular pode gerar sobrecarga sobre a coluna, com sintomas como dor lombar e sobrecarga sobre os discos vertebrais (amortecedores entre as vértebras) podendo desencadear uma hérnia discal e sintomas de dor ciática (dor irradiada pela perna) — esclarece.

Muitas vezes não paramos para analisar, mas a forma como nos sentamos em frente ao computador, ao celular, pode acarretar diversos problemas na coluna se não cuidarmos da postura corporal. De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2019, divulgada no ano passado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 52% das pessoas maiores de 18 anos apresentaram diagnóstico de doenças crônicas. 21,6% delas, cerca de 34,3 milhões, apontaram problemas de coluna.

As restrições de convívio social também causaram a população uma nova realidade: a do home office. Muitos precisaram trazer o escritório para a casa, sem a estrutura necessária para manter a saúde da coluna, com uma mesa ergonômica, cadeiras confortáveis e amplos espaços.

 

CONFIRA AS DICAS!

• Ajuste a altura da sua cadeira para permitir o apoio total dos pés no chão;

• Sente-se perto do encosto da cadeira e fique ereto;

• Posicione seu computador na altura dos olhos e aproxime a mesa do corpo;

• Não esqueça de manter apoiado os braços em um ângulo de 90º;

• Faça pequenas pausas durante as atividades e alonguese.

 

Compartilhe esta publicação